Conheça mais sobre o Portal do Lixo Eletrônico

Empreass do Grupo Amabiance Grupo Ambiance - Soluções Ambientais Portal dos Resíduos - Soluções Ambientais
Lixo Eletrônico

Quem somos - DNA do Portal do Lixo Eletrônico

Somos uma empresa do Grupo Ambiance.

Movidos pelo desafio de atuar na transformação do Brasil promovendo soluções sustentáveis, foi criado o Portal do Lixo Eletrônico – para dar a devida importância ao impacto ambiental dos Resíduos REEE ou do Lixo Eletrônico, como é comumente chamado .

Criado 8 anos após o “Portal dos Resíduos”- um fórum de soluções ambientais com especificidade para cada tipo de resíduo-; nasce o novo Portal do Lixo Eletrônico para discutir a questão ambiental desses resíduos eletroeletrônicos, a reciclagem e as soluções ambientais de destinação existentes.

A velocidade com que novos equipamentos são criados frente às novas tecnologias, contrasta com a estimativa do descarte adequado; já que, apenas 5% dos resíduos são coletados em nosso país. Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento 724 cidades/ 5.570 municípios tem algum tipo de coleta de lixo eletrônico. Este índice indica que apenas 13% das cidades são contempladas.

Em contra ponto, baseados na estimativa que o Brasil descarta anualmente 1,2 milhões de toneladas dos resíduos eletrônicos, que impacto teremos nas cidades com uma coleta no país de apenas 13% do volume global?

E as cidades que não são servidas por essa coleta? E àquelas que não têm o descarte adequado?

O alerta ambiental é mais significativo quando refletimos sobre o possível aumento do volume desse lixo frente aos próximos anos, diante do crescimento e das inovações das tecnologias que vão à contramão do descarte adequado. É o equipamento eletroeletrônico com tecnologia de ponta hoje: virando lixo amanhã.....

Com relação à reciclagem... infelizmente existem poucos empreendimentos estruturados administrativamente e tecnicamente para atuar em soluções sustentáveis viabilizando a logística reversa no fluxo desses resíduos.

Assim, a intenção do Portal do Lixo Eletrônico é exercer a cidadania consciente sobre a importância da geração e da gestão do lixo eletrônico; é entender a toxicidade de impacto sobre o meio ambiente quando descartado de forma inadequada. E principalmente, discutir políticas efetivas junto aos órgãos governamentais, fabricantes, recicladores, enfim, abranger os participantes deste cenário garantindo a execução da logística reversa. E alterando o ranking do Brasil em ser o segundo país gerador do lixo eletrônico.

Ai a aplicação da Política Nacional de Resíduos vai valer a pena.